Curso Dinâmica de Fluidos e Transferência de Calor Computacional – 2014.2
Projeto de extensão: Curso Dinâmica de Fluidos e Transferência de Calor Computacional
I. Identificação do curso
Nome: Dinâmica de Fluidos e Transferência de Calor Computacional
Carga horária: 60 horas-aula (30 horas-aula em sala de aula, 30 horas-aula estudo/trabalho fora de aula)
Período acadêmico: 2014-II
Professores
- Prof. Cirilo Bresolin
- Prof. Leonel R Cancino
II. Pré-requisitos
- Ter concluído a 5ª fase.
III. Ementa
- Introdução à dinâmica de fluidos computacional, Marco histórico, Ferramentas computacionais disponíveis, Aplicações.
- Geração de malha, Métodos de discretização, Condições de contorno, Ferramentas computacionais disponíveis.
- Modelos de turbulência, Teoria base, Modelos de turbulência disponíveis em ferramentas CFD
- Aplicações à engenharia, Simulação de escoamento, Aplicações à engenharia automotiva.
- Anteprojeto, solução/análise de um problema de engenharia usando CFD.
IV. Objetivos
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
- Conceituar, classificar e identificar possíveis métodos de solução de problemas de engenharia envolvendo escoamento de fluidos sem reação química
- Identificar e conceituar os diferentes métodos de discretização em dinâmica de fluidos computacional
- Utilizar pelo menos uma ferramenta computacional em processos de geração de malha computacional para simulação de escoamento
- Identificar e conceituar os diferentes modelos de turbulência disponíveis na literatura
- Utilizar pelo menos uma ferramenta computacional em processos de simulação numérica de escoamento
V. Conteúdo Programático
- Unidade 1 – Introdução à dinâmica de fluidos computacional
1.1 Marco histórico
1.2 Introdução – Conceitos básicos
1.3 Ferramentas computacionais disponíveis
1.4 Aplicações - Unidade 2 – Geração de malha / Domínio computacional
2.1 Conceito de malha estruturada e não estruturada
2.2 Métodos de discretização
2.3 Condições de contorno
2.4 Problemas bi e tridimensionais
2.5 Ferramentas computacionais disponíveis - Unidade 3 – Modelos de turbulência
3.1 Teoria base
3.2 Modelos de turbulência
3.3 Modelos de turbulência disponíveis em ferramentas CFD - Unidade 4 – Aplicações à engenharia
4.1 Introdução
4.2 Simulação de escoamento em dutos – Aplicações
4.3 simulação de escoamento sobre corpos – Aplicações
4.4 Simulação de escoamento compressível – Aplicações
4.5 Simulação de escoamento com transferência de calor – Aplicações
4.6 Acoplamento térmico fluido/estrutura – Aplicações
4.7 Aplicações à engenharia automotiva. - Unidade 5 – Anteprojeto
5.1 Anteprojeto, solução/análise de um problema de engenharia usando CFD.
Alunos matriculados:
Nome | Curso | Anteprojeto |
Amauri da Silva Junior | Automotiva | Análise da transferência de calor convectiva em motores de combustão interna (em andamento) |
Janaína Ribas de Amaral | Naval | Análise fluidodinâmica de um túnel de água circulante (em andamento) |
Cristina Mendes da Silva | Naval | Análise fluidodinâmica de um túnel de água circulante (em andamento) |
Ricardo Felipe Junckes | Automotiva | |
Luan Dela Vedova Mathiola | Automotiva | Estudo da influência da geometria de espelhos retrovisores na aerodinâmica de automóveis (em andamento) |
Níkolas Olegário | Automotiva | Estudo da influência da geometria de espelhos retrovisores na aerodinâmica de automóveis (em andamento) |
Adriano Kollross | Automotiva | |
Bruno Zagoto Toscan | Aeroespacial | Simulação de Escoamento em um Aerofólio NACA 0012 (em andamento) |
Gustavo Marchiori | Automotiva | Análise da transferência de calor convectiva em motores de combustão interna (em andamento) |
Andrei Albuquerque da Silva | Automotiva | |
Bruno Paes Sprícigo | B.I | Análise e otimização do projeto do restritor de admissão em protótipo do tipo Fórmula SAE utilizando CFD (em andamento) |
Pedro Pastorelli | Automotiva | Análise e otimização do projeto do restritor de admissão em protótipo do tipo Fórmula SAE utilizando CFD (em andamento) |
Marlon Amaral | B.I | |
Alan Moura Pastre | Automotiva |
Imagens do curso
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.